INMETRO - Baterias ROUTEA partir de 01 de Janeiro de 2016, quando entrará em vigor a Portaria nº 199 de 2015 do INMETRO, os fabricantes e importadores de baterias para motocicletas deverão atender a mais uma série de requisitos, pra continuar comercializando seus produtos.

Dentre todas, duas exigências irão auxiliar a decisão de compra do consumidor:

Peso do Produto

Os fabricantes e importadores deverão, obrigatoriamente, informar o peso do produto no rótulo. Esta informação é de grande importância pois, sabe-se que para que uma bateria tenha uma determinada capacidade, é necessário que tenha um peso mínimo. Os consumidores poderão comparar os produtos e, com base no peso, poderão concluir se um determinado modelo de um fabricante pode ter a mesma capacidade que o de outro. Trata-se de uma maneira bastante elementar de estimar a capacidade de uma bateria, mas não deixa de ser um indicador para a tomada de decisão pelo consumidor.

CCA – Capacidade de Partida a Frio

Os fabricantes e importadores deverão, obrigatoriamente, informar a capacidade de partida a frio, também conhecida como o CCA da bateria. Este requisito consiste em informar o tempo que a bateria “resistirá”, se submetida a uma corrente de partida de 10 vezes a capacidade nominal informada no rótulo após permanecer por 10 hs a uma temperatura de  – 10 graus (daí vem o nome de “corrente de partida a frio”).

Para ficar mais fácil a compreensão, passamos a exemplificar abaixo:

Exemplo 1:

Uma bateria com 7 Ah deverá ser submetida a uma corrente de descarga de 70 Amperes; o tempo, em segundos, decorrido para que a tensão da bateria caia até os 6 V é o parâmetro que deve ser informado pelo fabricante.

 

Exemplo 2:

Uma bateria com 8 Ah deverá ser submetida a uma corrente de descarga de 80 Amperes;

o tempo, em segundos, decorrido para que a tensão da bateria caia até os 6 V é o parâmetro que deve ser informado pelo fabricante.

 

A conclusão é que, quanto maior o tempo decorrido, maior será o CCA da bateria.

Considerando que não apenas a capacidade da bateria, mas também o seu CCA é uma característica muito importante, esta nova informação poderá auxiliar muito o consumidor a fazer suas escolhas.

A Baterias Route já se adaptou para atender as exigências e manter o alto nível de informações e qualidade aos seus consumidores.

  • Lançamentos de Novos Modelos

    A Baterias Route coloca no mercado 04 novos modelos de baterias em sua linha para motocicletas, atendendo a algumas necessidades do mercado brasileiro e do mercosul. Desta forma aumentamos, ainda mais, a gama de motos que utilizam as baterias Route. Estes novos modelos possuem as mesmas características tecnológicas dos demais modelos de sua linha de produtos. São reguladas […]

  • Aumente a vida útil da bateria

      Alguns hábitos simples podem evitar desgaste da bateria: Mantenha sua moto desligada quando não estiver em movimento. Se parar para conversar, por exemplo, desligue a moto e certifique-se de que os faróis estejam apagados. Desta forma, gastará menos energia na próxima partida.   Só use o freio quando precisar parar ou reduzir a velocidade. O hábito […]

  • Em caso de problemas, entre em contato conosco!

    Caso detecte algum problema ou deficiência no desempenho da bateria Route, entre em contato conosco, por meio do nosso CAC – Central de Atendimento ao Cliente 14 2107 4012 ou através do cialis generique site, no formulário de contato! Esta é a forma mais segura de não agravar o problema que, inicialmente pode ser simples.

Comentários